quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Visualização Pixel e gráficos aperfeiçoados para a Web

Este tutorial foi escrito para a Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW® X5. Ainda que recursos semelhantes possam estar disponíveis em versões anteriores, o tutorial será totalmente aplicável apenas à Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW® X5.

A visualização Pixel do CorelDRAW permite criar desenhos em unidades de pixel reais, proporcionando uma representação muito mais precisa de como será a aparência de um design na Web.

Visualização Pixel e gráficos aperfeiçoados para a Web

Você aprenderá a

Neste tutorial, você aprenderá a:

Trabalhar com pixels

A visualização Pixel exibe uma versão baseada em pixels do desenho que permite ampliar uma área de um objeto e, em seguida, posicionar e dimensionar o objeto com mais precisão. Essa visualização também permite ver a aparência que o desenho terá quando for exportado para um formato de arquivo de bitmap, mesmo que os objetos sejam vetoriais.

Modo de visualização Pixel do CorelDRAW®

Alinhar aos pixels

  • No CorelDRAW X5, clique em Arquivo > Novo.
  • Na caixa de diálogo Novo documento, escolha Web na caixa de listagem Destino predefinido e clique em OK.
  • Na barra de ferramentas, escolha 800% na caixa de listagem Níveis de zoom.
  • Clique em Exibir e verifique se o comando Alinhar aos pixels não está ativado. (Uma marca de seleção ao lado do comando Alinhar aos pixels indica que ele está ativado.)
  • Desenhe um objeto.
  • Clique em Exibir > Alinhar aos pixels.
  • Desenhe outro objeto.

À medida que se move pela grade, observe como pontos de alinhamento, como borda do pixel, canto do pixel e centro do pixel, são apresentados. Isso possibilita um controle mais preciso.

Alterar a cor e a opacidade de uma grade de pixels

Para alterar a cor e a opacidade da grade de pixels, clique em Exibir > Configuração > Configurar grade e régua

  • Na área Grade de pixels, abra o Seletor de cor e clique em uma cor.
  • Mova o controle deslizante Opacidade para a direita para aumentar a opacidade da grade.
Você poderá desativar a caixa de seleção Mostrar grade de pixels com zoom de 800% ou mais se não desejar que a visualização Pixel seja exibida com zoom de 800% ou mais.

Ao utilizar o modo de visualização Pixel durante o desenvolvimento de materiais para a Web, você poderá ter certeza de ver exatamente o que obterá. Chega de conjeturas!

Exportar gráficos para a Web

A caixa de diálogo Exportar para a Web fornece um único ponto de acesso a controles de exportação comuns, eliminando a necessidade de abrir caixas de diálogo adicionais ao preparar um arquivo para exportação. Ela também permite comparar os resultados de várias configurações de filtros antes de você optar por um formato de saída, facilitando a obtenção de resultados ideais. Vamos dar uma olhada. A imagem abaixo é a caixa de diálogo Exportar para a Web. Este recurso está disponível no CorelDRAW® e no Corel® PHOTO-PAINT™.

Exportar para a Web

Caixa de diálogo Exportar para a Web

  • No CorelDRAW, com um design na página, clique em Arquivo > Exportar para a Web
  • Na caixa de diálogo Exportar para a Web, clique no botão Quatro visualizações.
  • Clique no painel de visualização superior direito.
  • Escolha JPEG de qualidade média na caixa de listagem Predefinições.
  • Observe as diferenças nos tamanhos dos arquivos entre as outras janelas.

Qual é o melhor formato de arquivo

O CorelDRAW e o Corel PHOTO-PAINT permitem que você exporte os seguintes formatos de arquivo compatíveis com a Web: GIF, PNG e JPEG.

GIF
As imagens GIF são mais utilizadas para desenhos de linhas, texto, imagens com poucas cores ou com bordas aguçadas, como as imagens digitalizadas em preto-e-branco ou logotipos. O formato GIF oferece várias opções gráficas avançadas, incluindo fundos transparentes, imagens entrelaçadas e animação. Ele também permite criar paletas personalizadas para a imagem.

PNG
Arquivos PNG são mais adequados a vários tipos de imagens, incluindo fotos e desenhos de linhas. O formato de arquivo PNG (ao contrário dos formatos GIF e JPEG) suporta o canal alfa. Isso permite salvar imagens transparentes com resultados superiores.

JPEG
A melhor maneira de exportar fotos e imagens digitalizadas é como arquivos JPEG. Os arquivos JPEG usam compactação de arquivo para armazenar uma aproximação de uma imagem, o que resulta em alguma perda de dados da imagem, mas sem comprometer a qualidade da maioria das fotografias. Você poderá escolher a qualidade da imagem ao salvá-la - quanto maior a qualidade da imagem, maior o tamanho do arquivo.

Usar predefinições

É possível exportar arquivos compatíveis com a Web usando configurações predefinidas. Isso permite otimizar o arquivo, sem a necessidade de modificar configurações individuais. No entanto, você também pode personalizar as configurações para produzir um resultado específico. Por exemplo, ajustar a cor, a qualidade de exibição e o tamanho do arquivo. A possibilidade de usar predefinições será útil se você estiver exportando várias imagens e desejar garantir a consistência em todo o seu projeto.

Personalizar opções para a exportação de um JPG

Na caixa de diálogo Exportar para a Web, escolha JPEG na caixa de listagem Formato. Você tem a opção de executar uma ou mais das seguintes tarefas:

Área Configurações

Controle o modo de cor, a qualidade, o subformato e a capacidade de desfocar a transição entre pixels adjacentes de cores diferentes. Além disso, a área Configurações contém as opções de impressão sobreposta de preto ao exportar para CMYK e de aplicação de uma cor mate ao fundo do objeto para ajudar a misturar as bordas de objetos com suavização de serrilhado.

Área Avançado

Para carregar um arquivo JPEG gradualmente em determinados navegadores da Web, de forma que ele exiba apenas partes da imagem antes de concluir o carregamento, ative a caixa de seleção Progressivo. Use o método de codificação ideal para produzir o menor tamanho de arquivo JPEG e aplique as configurações de cores do documento. Também existem configurações de prova de cor.

Personalizar opções para a exportação de bitmaps baseados em paleta (PNG e GIF)

Na caixa de diálogo Exportar para a Web, escolha GIF ou PNG na caixa de listagem Formato. Você tem a opção de executar uma ou mais das seguintes tarefas:

Área Configurações
Na área Configurações, escolha uma paleta de cores, especifique uma configuração de simulação ou tire uma amostra de uma cor e a adicione a uma paleta de cores, clicando na ferramenta Conta-gotas. Isso será especialmente útil se você tiver reduzido o número de cores em uma imagem (para diminuir o tamanho do arquivo) e perceber que está faltando uma cor específica que gostaria de adicionar. Outro recurso é clicar duas vezes em qualquer uma das cores visíveis e modificá-la.

Área Avançado
Aqui, você pode definir a imagem com suavização de serrilhado, como entrelaçada ou para que incorpore o perfil de cor.

Agora, preciso informar que se você estiver enviando o arquivo como PNG RGB de 24 bits, nem todas essas opções estarão disponíveis. Para obter mais informações sobre esse tópico, consulte os arquivos de ajuda do CorelDRAW ou do Corel PHOTO-PAINT.

Exportação para a Web - configurações da exportação de GIF

0 comentários:

Postar um comentário